A magia da comunicação.

20 Mar A magia da comunicação.

Os desafios que todos os dias os profissionais de Comunicação enfrentam são resultado da importância que esta função tem na estratégia das Empresas. O estar por dentro dos objetivos de negócio, o acompanhar as equipas comerciais, o reconhecer o esforço dos recursos humanos para a retenção e captação de talento são alguns dos pontos essenciais para responder eficazmente.

O crescimento sustentado com resultados satisfatórios implica uma grande dedicação e visão, que vai muito além do conhecimento básico das ferramentas de Comunicação. Para que um profissional de Comunicação tenha sucesso é essencial ter uma visão holística da Empresa, com noções de gestão, sensibilidade para o negócio e também para as relações com as pessoas, um elevado sentido de inteligência emocional e conhecimento do mercado. O apoio à equipa de gestão é essencial. Percecionar as mais-valias na Comunicação de determinado negócio, novidade ou contratação traz, numa perspectiva a curto/médio prazo, uma vantagem muito significativa para o crescimento da empresa. Desta forma, o investimento em profissionais qualificados e parceiros sólidos contribui em muito para o sucesso das Empresas.

Nos últimos tempos, tenho assistido a momentos em que estes profissionais são valorizados não só pelas suas competências técnicas mas principalmente porque ajudaram no caminho de soluções para o negócio. Questionando as mensagens para o mercado, a forma como estas são passadas e colocando-as nos formatos e timings ideais. Abrindo portas para caminhos que não tinham sido explorados, principalmente questionando. Quem tem uma visão alargada e descolada da Empresa consegue mais facilmente ver outras direções que não são influenciadas pelas pressões e desgastes do dia-a-dia. Com conhecimento e experiência, uma visão clara e focada, um envolvimento na cultura e objetivos da Empresa é possível fazer magia.