A assessoria de imprensa é uma área bastante mais complexa do que parece. Não se trata apenas de enviar e-mails com comunicados de imprensa a jornalistas, mas sim de criar e manter uma relação mutuamente benéfica com os meios de comunicação. Escrever comunicados de imprensa pode ser uma tarefa mais difícil do que muitos pensam, é preciso saber qual é a melhor forma de captar a atenção do jornalista e comunicar de forma fácil e simples, de modo a manter a tal relação a longo prazo.
Apesar de a assessoria de imprensa ser uma área diversa e poder ser desempenhada de várias formas, existem alguns pontos-chave que são fundamentais para criar e manter uma boa relação com os meios de comunicação.
Primeiramente, ter uma lista de contactos atualizada de meios de comunicação e editores relevantes para os seus clientes, de modo a ter conhecimento de quais são os mais adequados para publicar sobre o contexto dos clientes. Neste sentido, é importante também fazer um trabalho de pesquisa antes de contactar algum jornalista, para garantir quais são os jornalistas mais indicados para o tema do artigo.
A forma como o conteúdo está escrito e desenvolvido, que é enviado aos meios de comunicação, é a chave para captar a atenção dos mesmos. É fundamental elaborar comunicados de imprensa de fácil leitura e compreensão, com títulos cativantes, informações interessantes e citações relevantes, para que o jornalista ganhe interesse no tema e, consequentemente, escreva sobre este.
Por exemplo, no caso de uma proposta de entrevista, é importante ser um intermediário entre o cliente e o meio de comunicação para facilitar o processo. É desta forma, também, que a relação com os jornalistas cresce e se torna de confiança.
Atualmente, as redes sociais têm uma grande influência, sobretudo na partilha de notícias, e podem impactar a assessoria de imprensa de várias formas:
- Na visibilidade, uma vez que as redes sociais têm um maior alcance, a divulgação de artigos nas redes sociais faz com que exista uma maior possibilidade de visibilidade;
- Na partilha rápida, visto que é fácil uma notícia se propagar rapidamente nas redes sociais, o que permite que a informação atinja o público quase de forma imediata;
- Na interação com o público, no sentido em que as redes sociais permitem que o público interaja com a notícia/artigo. Esta interação pode ser utilizada para receber feedback do público, o que ajuda a que a agência de comunicação tenha uma melhor perceção;
- Na monitorização de notícias e tendências, no sentido em que através das redes sociais conseguimos estar sempre a par das necessidades e preferências do público, o que ajuda na estratégia de assessoria de imprensa.
Seguir boas práticas facilita o processo de comunicar com os meios de comunicação, uma vez que a comunicação com estes pode ser desafiante. Ainda que as redes sociais estejam a transformar o mundo da comunicação, não nos podemos esquecer da forma mais tradicional de transmitir notícias: a imprensa. É com ela que podemos contar quando queremos credibilidade das notícias veiculadas, ainda que as redes sociais sejam um veículo potente de dispersão de informações será a comunicação social o baluarte de conceder credibilidade a uma notícia. Quantas vezes não fez pesquisa nos sites dos jornais ou TV para confirmar se uma notícia é verdadeira ou não? Encontrar um equilíbrio entre a área da assessoria de imprensa e a gestão de redes sociais é fundamental, na perspetiva de uma agência de comunicação, uma vez que podemos ajudar os nossos clientes a beneficiar destas duas ferramentas de comunicação.
Fotografia: FreePik