Tenho uma startup e quero comunicar da melhor forma possível. Devo recorrer a uma agência de comunicação, sim ou não? Um grande sim!
Uma agência de comunicação assume um papel indispensável na comunicação de uma startup, quer seja no início como ao longo do seu crescimento. Não só a nível de reputação, como também a nível de comunicação interna e externa e gestão de crises, o que só traz benefícios ao sucesso da startup.
Para uma startup, a construção de uma reputação estável e credível é essencial. Uma das maiores contribuições de uma agência de comunicação para uma startup é a construção de uma estratégia de comunicação sólida, eficaz e direcionada. Isso envolve identificar o público-alvo e entender quais os canais de comunicação mais adequados para atingir esse público e transmitir uma mensagem consistente e positiva.
Quando entram no mercado, as startups enfrentam muitas vezes um ambiente altamente competitivo e desafiador e para se diferenciarem e se posicionarem, é essencial a definição de estratégias eficazes de comunicação. A comunicação é um dos fatores mais importantes nas mais diversas áreas, e no caso das startups, este é um fator determinante para o sucesso.
Uma comunicação eficaz é fundamental para construir e fortalecer o reconhecimento da empresa e a sua reputação. Uma startup que comunica de forma clara, consistente e transparente tem mais hipóteses de criar uma imagem sólida, o que torna mais fácil atrair o público-alvo. Os benefícios de construir uma comunicação eficaz, atrair investidores, adquirir e manter clientes, e gerir crises não podem ser vistos como algo a subestimar. No entanto, as estratégias de comunicação têm de ser desenhadas e exploradas consoante o objetivo, a identidade e a reputação de cada startup. Assim, uma startup no início e uma startup já no mercado requerem tipos e estratégias de comunicação diferentes.
Uma startup numa fase inicial, em que ainda não tem o seu posicionamento no mercado, procura essencialmente definir uma narrativa, que alinhe a sua missão, visão e os seus valores. Para isso, a estratégia de comunicação tem que ter como foco a visibilidade e notoriedade, num primeiro passo.
Nos dias de hoje, e não só na área da comunicação, o principal meio de visibilidade é o digital. Uma startup para conseguir que se saiba da sua existência tem que estar presente nas redes sociais e comunicar com o público através das mesmas, de modo a dar-se a conhecer ao mundo e criar interesse à volta dela.
Apesar de o digital ser uma boa ferramenta, não nos podemos esquecer da forma mais tradicional de nos darmos a conhecer ao mundo: a imprensa. Uma grande parte da estratégia de comunicação de uma startup que ainda não está posicionada no mercado é criar relações e nada melhor do que criar relações com os meios de comunicação mais adequados. Uma cobertura mediática positiva pode ajudar a ganhar notoriedade e, consequentemente, começar a criar a sua reputação.
Falemos, então, agora de startups já estabelecidas no mercado. Estas podem querer ajustar e expandir a sua mensagem, o que leva a delinear uma estratégia de comunicação direcionada para tal. Deste modo, precisa de se consolidar no mercado, reforçando a lealdade e a confiança do cliente, o que requer que a comunicação passe a ser mais sólida.
É fundamental adaptar a estratégia de comunicação de acordo com o desenvolvimento da startup, reconhecendo as suas necessidades específicas e aproveitando as oportunidades adequadas. Independentemente do desenvolvimento de cada startup, uma comunicação eficaz é uma ferramenta essencial para construir uma marca sólida e alcançar o sucesso desejado. E para isto, nada melhor do que nos aconselharmos com quem sabe comunicar!