A pergunta que muitas vezes é feita é se se deve recorrer a uma agência de comunicação ou não. Se tem uma startup e quer comunicar da melhor forma possível, a resposta é um grande sim!
Para uma startup, construir uma reputação sólida e credível é um passo essencial para garantir presença e crescimento sustentável. Uma das principais mais-valias de contar com uma agência de comunicação está na criação de uma estratégia estruturada, eficaz e bem direcionada. Esse processo inclui identificar o público-alvo certo e definir os canais mais adequados para comunicar de forma consistente e positiva.
Uma agência de comunicação assume um papel indispensável na comunicação de uma startup, quer seja no início como ao longo do seu crescimento. Não só a nível de reputação, como também a nível de comunicação interna e externa e gestão de crises, o que só traz benefícios ao sucesso da startup.
Ao entrarem no mercado, as startups enfrentam ambientes altamente competitivos e exigentes. Para se diferenciarem e conquistarem um espaço relevante, é indispensável apostar em estratégias de comunicação bem definidas. A comunicação, em praticamente todas as áreas, é um pilar fundamental — e no universo das startups, pode ser determinante para o sucesso.
Uma comunicação clara, coerente e transparente permite construir reconhecimento e consolidar a reputação da marca. Startups que investem numa mensagem bem alinhada têm maior facilidade em atrair o seu público-alvo. Além disso, comunicar eficazmente traz benefícios como captar investidores, fidelizar clientes e gerir situações de crise. No entanto, cada fase da startup exige abordagens distintas: uma que esteja a dar os primeiros passos no mercado precisa de visibilidade e notoriedade; já uma startup estabelecida necessita reforçar a confiança e consolidar a sua posição.
Uma startup numa fase inicial, em que ainda não tem o seu posicionamento no mercado, procura essencialmente definir uma narrativa, que alinhe a sua missão, visão e os seus valores. Para isso, a estratégia de comunicação tem que ter como foco a visibilidade e notoriedade, num primeiro passo.
Nos dias de hoje, e não só na área da comunicação, o principal meio de visibilidade é o digital. Uma startup para conseguir que se saiba da sua existência tem que estar presente nas redes sociais e comunicar com o público através das mesmas, de modo a dar-se a conhecer ao mundo e criar interesse à volta dela.
Apesar de o digital ser uma boa ferramenta, não nos podemos esquecer da forma mais tradicional de nos darmos a conhecer ao mundo: a imprensa. Uma grande parte da estratégia de comunicação de uma startup que ainda não está posicionada no mercado é criar relações e nada melhor do que criar relações com os meios de comunicação mais adequados. Uma cobertura mediática positiva pode ajudar a ganhar notoriedade e, consequentemente, começar a criar a sua reputação.
Falemos, então, agora de startups já estabelecidas no mercado. Estas podem querer ajustar e expandir a sua mensagem, o que leva a delinear uma estratégia de comunicação direcionada para tal. Deste modo, precisa de se consolidar no mercado, reforçando a lealdade e a confiança do cliente, o que requer que a comunicação passe a ser mais sólida.
É fundamental adaptar a estratégia de comunicação de acordo com o desenvolvimento da startup, reconhecendo as suas necessidades específicas e aproveitando as oportunidades adequadas. Independentemente do desenvolvimento de cada startup, uma comunicação eficaz é uma ferramenta essencial para construir uma marca sólida e alcançar o sucesso desejado. E para isto, nada melhor do que nos aconselharmos com quem sabe comunicar!