Em 2013 quando iniciei a BE Ideas procurei criar uma agência de comunicação que correspondesse a uma ideia que desde o início da minha carreira profissional faria sentido: que seria estar perto dos clientes, conhecer profundamente o seu negócio, os seus desafios, o ser uma extensão do seu departamento de marketing, em alguns casos o único apoio de comunicação. Com uma equipa sénior, com elevado conhecimento e experiência em comunicação que entregasse aos clientes confiança, resultados e continuidade. Essa foi a base do entusiasmo de criar algo de raiz, num período muito incerto, onde as empresas reduziam os seus investimentos em resposta a uma crise financeira que afetou toda a economia.
“O caminho faz-se caminhando” como refere o poeta espanhol António Machado e na BE Ideas, ao longo destes 10 anos, o caminho fez-se entre conquistas e desilusões como é próprio de quem está a crescer. Houve lições aprendidas e muito que há ainda a aprender. Existem muitos fatores que podem contribuir para o sucesso de uma empresa, mas algumas práticas e estratégias são especialmente importantes, e que gostaria de destacar:
- Visão clara e objetivos definidos: Uma empresa precisa ter uma visão clara do que deseja alcançar e definir objetivos realistas e mensuráveis para orientar os seus esforços. Por vezes o mais difícil é manter o foco, por isso, é importante rever os objetivos definidos.
- Cultura forte e valores bem estabelecidos: Uma cultura forte e valores bem estabelecidos ajudam a orientar as decisões e ações da empresa, promovendo a coesão e a identidade corporativa. Isto serve para empresas grandes ou pequenas.
- Foco no cliente: Uma empresa que prioriza a satisfação e o atendimento ao cliente tende a ser mais bem-sucedida, pois constrói relacionamentos duradouros e fideliza os clientes. Este ponto é essencial no sucesso da BE Ideas e daí a importância de uma equipa experiente e de confiança.
- Inovação constante: Nos tempos que correm uma empresa tem de inovar e melhorar os seus serviços e processos para se manter relevante no mercado ao longo do tempo.
- Gestão financeira sólida: Uma empresa que mantém uma gestão financeira eficiente, investindo em áreas estratégicas e monitorizando os custos e despesas, tem mais possibilidades de se manter sustentável ao longo dos anos.
- Colaboradores envolvidos e talentosos: Uma equipa de colaboradores talentosos, envolvidos e comprometidos com a missão e os valores da empresa é um dos maiores ativos que uma empresa pode ter. Destaco ainda, os parceiros que no caso da BE Ideas se envolvem e contribuem com o seu talento e dedicação.
- Adaptabilidade e resiliência: Ser capaz de se adaptar às mudanças do mercado e superar obstáculos com resiliência é uma capacidade que se desenvolve com experiência e perspicácia.
Estes são apenas alguns exemplos de práticas e estratégias que destaco e que fazem parte do crescimento da BE Ideas. No entanto, é importante lembrar que cada empresa é única e que o caminho para o sucesso pode variar de acordo com diversos fatores, como o setor em que atua, a concorrência, entre outros.
A gestão de uma agência de comunicação como a BE Ideas trouxe desafios profissionais e pessoais, dúvidas e certezas que contribuíram para fazer destes 10 anos um ensaio do melhor que temos para dar no futuro.