À procura de Talentos!
A captação de talento é hoje um dos maiores desafios que as empresas enfrentam. No âmbito tecnológico a escassez é evidente, com um elevado crescimento de procura de soluções em ambiente tecnológico impulsionado pela necessidade de transformação digital nas empresas e instituições. Estima-se que o nosso país precise de 18 mil pessoas (quando nas universidades atualmente saem cerca de 5 mil licenciados).
Para além de serem insuficientes muitos dos recém licenciados procuram começar a sua carreira no estrangeiro ou iniciando projetos próprios reduzindo ainda mais as opções de escolha para as empresas que precisam destes recursos. A conjugação deste fatores contribui para uma crescente concorrência entre empresas tecnológicas pela captação dos melhores talentos “produzidos” nas instituições de ensino portuguesas.
Alavancar a notoriedade de uma marca ou empresa que se torne apetecível a um potencial candidato é um objectivo permanente dos recursos humanos e equipas de marketing e comunicação.
Acompanhar e entender este público alvo não é fácil, sendo preciso responder às suas expectativas e apresentando um futuro desafiante. Para isso, é importante que se criem condições para a criatividade e partilha de ideias que permitam desenvolver soluções diferenciadas e próximas das ambições dos potenciais candidatos. Muitas das universidades e politécnicos já promovem uma relação próxima com as empresas através de protocolos e parcerias empresariais. A realização de Feiras de Emprego e Empreendedorismo são excelente oportunidades para o contacto entre os estudantes e as empresas. Iniciativas como o Jobshops ou Pitch Bootcamps são alguns dos exemplos de momentos de partilha entre os estudantes e empresas que numa estratégia integrada de comunicação podem ser potenciadas para criar valor às marcas.
Estar desde cedo junto dos candidatos é uma estratégia eficaz na conquista da sua confiança. Para isso, desenvolver ações nos polos de formação universitário e politécnico é essencial. Ao promover uma comunicação consistente e coerente as empresas estão a apostar numa relação contínua com um dos seus principais capitais, os recursos humanos. O talento desenvolve-se em muito não só pelas condições intrínsecas de cada pessoa mas muito do apoio e acompanhamento que lhe é dado, e as empresas e marcas que fizerem parte, desde cedo, desse crescimento serão aquelas que permanecerão e terão as melhores equipas.
[icons size=’fa-1x’ custom_size=” icon=’fa-link’ type=’normal’ position=” border=’yes’ border_color=” icon_color=’414042′ background_color=” margin=” icon_animation=” icon_animation_delay=” link=’https://marketeer.pt/2018/08/23/a-procura-de-talentos/’ target=’_blank’] À procura de talentos!