Com uma estratégia de comunicação definida as startups têm várias vantagens, começando pelo reconhecimento que a marca vai ganhando. Não é novidade que as pessoas criam relações com as marcas e que através do word-of-mouth e das notícias nos media vão construindo a reputação das marcas. Uma startup tem a oportunidade de definir e trabalhar a sua reputação de base mantendo-se ao longo do seu desenvolvimento de negócio.
Quanto mais cedo começar a construir a sua história mais facilmente controla o que é dito e escrito sobre a sua marca, uma vez que controla a conversação. Monitorizando o sentimento da marca permite-lhe perceber como é que os seus clientes o percepcionam. Se espera que os media criem conteúdos por si, está a dar a outros a oportunidade de escreverem a sua história, em vez da própria marca.
A comunicação estratégica ajuda a abrir portas a novas oportunidades. As várias ferramentas de comunicação ajudam a espalhar a informação. Consoante as mensagens e objectivos que se pretende passar, estas ferramentas potenciam leads, contactos com potenciais parceiros, novos talentos e outros stakeholders. Lançar um negócio e não pensar na melhor forma de o comunicar, como fazer chegá-lo aos nossos potenciais clientes, de que forma é que quero ser reconhecido, em que me diferencio, é um tiro no pé.
Sofia Alcobia